Cirurgião-dentista, você acha que a Odontologia é um bom negócio? Antes de dar minha opinião sobre esse assunto, vou apresentar alguns argumentos. Você é apaixonado pelo que faz? Se a resposta for sim, sinta-se um privilegiado, porque eu não sei se você sabe, mas mais de 61% das pessoas não trabalham com o que elas gostam ou amam.
Faz 15 anos que eu trabalho com Odontologia, tenho convívio diário com dentistas, mais de mil alunos em meu curso fechado e na minha percepção, pelo menos 80% deles são apaixonados pelo que fazem.
Você deve estar pensando: “Ser apenas apaixonado pelo que faço não adianta, pois preciso ganhar dinheiro, ter qualidade de vida”. E eu serei um pouco contrário a esse pensamento, porque a Odontologia é muito rentável. Redes de farmácias e supermercados tem 2% mais ou menos de lucratividade em vários produtos e eles conseguem faturar milhões com essa margem mínima. A Odontologia possui margens muito maiores, a rentabilidade é representativa e ainda assim há dentistas que acreditam que o problema pela falta de lucratividade, de dinheiro é a própria Odontologia. Será que é isso mesmo?
O que na verdade falta a boa parte dos dentistas, em especial os que passam por dificuldades, é refletir profundamente sobre o seu negócio. Existe uma frase que diz “O dentista ganha dinheiro quando está sem luva”. Ou seja, quando você não está atendendo, é um momento que consegue refletir como está o andamento do consultório, quais são os tratamentos mais lucrativos e os menos lucrativos. É possível que você esteja focando em algum procedimento que não é tão lucrativo, por isso é necessário analisar tudo o que acontece, saber qual o custo/hora da sua clínica, os custos detalhados de cada procedimento e se sua estratégia para conquista e retenção dos pacientes CERTOS está correta.
Outro ponto (e talvez o mais importante) que desejo destacar, é justamente o seu público. Boa parte dos dentistas ficam competindo por pacientes que não são seus e sim pacientes que querem única e exclusivamente “preço”. Preste muita atenção: o paciente que só quer saber de preço ele não é seu e sim de quem tem o menor preço. Você deve focar todas suas estratégias, forças, energia, tempo e dinheiro no público que valoriza o seu trabalho. Como? Mostrando valor, oferecendo um atendimento de alta qualidade, desde a sua recepcionista até o seu, dando total atenção ao paciente em uma estrutura moderna e que faça seu paciente perceber que você é diferente, é melhor, é superior. A partir do momento que você tiver estes pacientes, as indicações serão do mesmo público e pronto, você se verá livre daqueles que não te valorizam.
Muita gente me diz que não tem tempo para gerir bem o consultório, mas poxa, com meia hora diária você já consegue excelentes avanços. Por exemplo, se quer conquistar mais pacientes, você precisa ter um plano de marketing, um plano de ação. Se não tem muito dinheiro para investir, comece com ações de marketing mais baratas e posteriormente, reinvista em ações que vão te trazer mais resultados.
Todas as áreas de trabalho existem pessoas que têm mais sucesso do que outras. Por isso eu destaco tanto a importância de você ter tempo para analisar cada pedacinho do seu negócio. Assim você consegue avaliar o que pode melhorar e obter mais sucesso.
Sim, a Odontologia é um excelente negócio!
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