Política de Privacidade
Atualizada em outubro de 2021.

Seja bem-vindo à ICOM Comunicação!

Somos uma agência de marketing para clínicas e consultórios com mais de 20 anos de atuação no mercado. Além da criação de peças publicitárias como, sites, logomarca, papelaria, folder, portfólio, e outras, a ICOM Comunicação auxilia clínicas e consultórios de todo o Brasil em como melhor utilizar o marketing de tráfego pago de suas clínicas, dentre inúmeras outras soluções.

Em nossa atuação comercial, temos como premissas a ética, as boas práticas do mercado e o respeito à lei. Tudo isso para garantir a segurança para os nossos clientes e usuários.

O intuito deste documento é esclarecer como são tratados os dados por nossa empresa. Por isso, vamos esclarecer quais informações são coletadas dos Clientes da nossa empresa e canais vinculados; bem como que forma esses dados são manipulados e utilizados. 

Assim, através desta política de privacidade, todos os Clientes da ICOM Comunicação e dos canais vinculados são informados sobre:

  1. Quais dados são tratados pela ICOM Comunicação;
  2. Quais as finalidades do tratamento e por quanto tempo esses dados permanecem com a ICOM Comunicação;
  3. Com quem esses dados podem ser compartilhados;
  4. Quais os direitos dos Clientes em relação ao tratamento dos dados;
  5. Qual é o canal a ser utilizado pelos Clientes para o exercício dos direitos assegurados pela Lei nº 13.709/2018, também conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Outras políticas, notificações e informações poderão ser informadas aos Clientes em relação às atividades de tratamento com seus dados pessoais.

Para a finalidade desta política, serão considerados Clientes todos os usuários do site da ICOM Comunicação, bem como pessoas físicas ou jurídicas que solicitarem contato da ICOM Comunicação para fins comerciais ou institucionais, além das demais disposições listadas no tópico “definições do cliente” deste Instrumento.

Caso não concorde com os termos deste Instrumento, é importante que interrompa qualquer tipo de uso de nossos softwares, sistemas, ferramentas e sites; bem como não insira qualquer informação de dados pessoais em nossas ferramentas automáticas de captura de informações.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo endereço de e-mail <[email protected]>. Será um prazer lhe orientar.

Boa leitura!

CONTROLE E RESPONSABILIDADE SOBRE OS DADOS

A Lei nº 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados) detalha dois principais agentes e suas responsabilidades em relação aos dados:

  1. Controlador: é a empresa que controla os dados. É responsável pela coleta e utilização dos dados conforme permissão do titular e de acordo com as finalidades da lei. Considerado pela lei como responsável primário pelos dados. De forma simples, é quem é responsável pelo que será feito (“tratamento”) com os dados.
  2. Operador: é a empresa que o controlador utiliza para realizar operações de tratamento específicas com os dados, tais como armazenar e processar os dados pessoais coletados. O operador é considerado pela lei como responsável secundário pelos dados. De forma simples, ela executa o que o controlador decide sobre o que será feito (“tratamento”) com os dados.

A ICOM Comunicação, enquanto prestadora de serviços para os seus clientes, é considerada como:

  • Controladora, para os dados dos seus clientes diretos, tais como adquirentes das soluções da ICOM Comunicação, leads alimentados diretamente pelas redes sociais e site da ICOM Comunicação, bem como os usuários das redes sociais e sites da ICOM Comunicação;
  • Operadora, para os dados alimentados por meio dos canais integrados à ICOM Comunicação pelos clientes da ICOM Comunicação.

Portanto, caso você tenha utilizado os serviços da ICOM Comunicação como usuário final, para realizar os serviços do usuário final, é importante que o seu exercício de direitos enquanto titular se dê perante o Controlador – clínica ou consultório médico -, visto que a ICOM Comunicação é mera operadora de tais dados.

Assim, se você é titular de dado pessoal, observe a seguinte orientação para melhor exercício dos seus direitos.

Definições de Cliente

Para as finalidades desta política de privacidade, o termo Cliente, quando escrito em letra maiúscula, deverá contemplar:

  • Cliente: pessoa jurídica e física responsável pela contratação das soluções ICOM Comunicação;
  • Usuários dos canais: pessoa física ou jurídica que acesse os canais digitais vinculados da ICOM Comunicação, como sites, plataformas, ferramentas 
  • Outros casos: pessoas físicas ou jurídicas que solicitarem contato ou auxílio da ICOM Comunicação para fins comerciais ou institucionais, ou, de qualquer maneira, incluírem nos materiais de marketing digitais disponibilizadas pela ICOM Comunicação em seus sites e redes sociais. Ex: participação em processo de recrutamento de talentos, solicitação de parceria, participação em eventos patrocinados pela ICOM Comunicação, etc. 

Essa classificação não significa que os dados são tratados de forma genérica e indiscriminada pela ICOM Comunicação. Respeitamos todas as disposições específicas sobre o tratamento dos dados e os direitos dos seus titulares.

Coleta de dados pessoais

Na ICOM Comunicação e nos canais vinculados, as informações são coletadas das seguintes formas:

Informações fornecidas pelo usuário

Coletamos informações de identificação pessoal via preenchimento de formulários no site da ICOM Comunicação, no contato comercial via telefone, WhatsApp, Instagram, Linkedin e Facebook. Além disso, no download de materiais, participação em eventos, preenchimento de dados em landing page, preenchimento de dados em ferramentas de avaliação de situação do marketing, candidatura em processos seletivos. Eventualmente, a solicitação dessas informações pode resultar em contato direto da ICOM Comunicação por e-mail, telefone, reuniões via google Meet ou aplicativos de mensagem instantânea (WhatsApp, Telegram, etc.). 

Informações de navegação (cookies)

Os cookies são pequenos arquivos de texto hospedados em seu computador pelos sites que você acessa. Eles permitem que certas funções de um site funcionem ou que funcionem de modo mais eficiente. Abaixo descrevemos os tipos cookies que podem ser utilizados pela ICOM Comunicação e o motivo da sua utilização:

Cookies de terceiros

Podem ser inseridos pelo controlador dos dados para que ferramentas parceiras acessem as informações. Ex.: Facebook, Google e Cloudia.

 

Cookies de sessão

Podem ser usados para persistir o login dos Usuários da plataforma, rastreando sua atividade dentro da ferramenta de Software ICOM Comunicação.

Cookies para registro de UTM

Podem ser usados para envio dos dados de UTM nas conversões dos canais. 

A maioria dos navegadores de internet permite algum tipo de controle de cookies por meio das configurações pessoais, em “Gerenciar cookies”. Para saber mais sobre os cookies e como eles são armazenados, você pode visitar a página: [https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/10/o-que-sao-cookies-entenda-os-dados-que-os-sites-guardam-sobre-voce.ghtml].

Atente que a utilização dos cookies em nosso site somente deverá ser efetivada se você consentir de forma direta, expressa e inequívoca com a nossa política de cookies. 

Histórico de contato

São armazenadas informações a respeito de todos os contatos já realizados com Clientes da ICOM Comunicação. 

A ICOM Comunicação poderá coletar os seguintes dados pessoais de seus Clientes:

Dados coletados

Cliente

Como é capturado

Tipos de dados coletados

De quem são capturados

 

Como são capturados

Nome, e-mail, WhatsApp.

Usuários dos canais (Leads)

Visita às redes sociais da ICOM Comunicação, E-mail para ICOM Comunicação, Formulários no site, Mensagens instantâneas para, via aplicativos de mensagens, para ICOM Comunicação, Landing Page.

Nome completo, nome fantasia da clínica, telefone, endereço completo, profissão, CPF/CNPJ, RG, e-mail, data de nascimento, CRO do responsável, especialidades dos profissionais, CRO da clínica, RT, faturamento da clínica, login e senha do instagram e facebook, número e dados do cartão de crédito, acesso ao registro BR, acesso a hospedagem, acesso ao google meu negócio e canal do youtube, algumas informações específicas da clínica (ex: nº de cadeiras, dados e números referentes ao funil de vendas e fechamentos), fotos e vídeos dos profissionais, estrutura da clínica e tratamentos, logotipo da clínica. 

Clientes

 

E-mail para ICOM Comunicação, Formulários no site, Mensagens instantâneas para ICOM Comunicação, telefonema, cadastros dentro do software, redes sociais e ferramentas de comunicação controladas pela ICOM Comunicação, contratos.

Nome e telefone de pacientes dos Clientes 

Outros casos

Marketing nas plataformas Facebook Ads e Google Ads, e sites e landing pages desenvolvidas para os clientes, para a captação de leads

Link de acesso a currículo ou portfólio, formação, conhecimento em outras línguas, histórico profissional passado.

Outros casos (candidatos a processos seletivos na ICOM Comunicação)

Inscrição em processos seletivos da ICOM Comunicação, e-mail p/ ICOM Comunicação, Formulários, Mensagens instantâneas e telefonema para a ICOM Comunicação.

Note que em certas situações, como na prospecção de relacionamento com os Clientes ou em cumprimento às boas práticas e à regulação anticorrupção, a ICOM Comunicação também pode obter seus dados pessoais de outras fontes, como em sites públicos ou por meio de provedores de verificação de antecedentes, em estrita conformidade com as leis de proteção de dados e regulamentos aplicáveis.

PROCESSAMENTO DE DADOS

Os dados pessoais podem ser processados de forma impressa ou em formato eletrônico automático e através de correios, e-mail, telefone, fax e qualquer outro canal eletrônico.

TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A ICOM Comunicação realiza as atividades de tratamento de dados de Clientes, de maneira transparente e para finalidades lícitas e específicas, conforme apontadas abaixo:

  • Permitir a necessária execução e desenvolvimento do serviço contratado pelo Cliente;
  • Para realização de cadastros internos de colaboradores e clientes e viabilização de transações;
  • Para criação de contas de anúncios e campanhas;
  • Para permitir a navegação no Software da ICOM Comunicação, incluindo análises agregadas ou não de comportamento de Clientes, a identificação de problemas e realização de melhorias na plataforma, a personalização de recursos e o monitoramento de segurança;
  • Para atender a solicitações e contatos, receber reclamações, apurar denúncias ou responder a requisições dos Clientes e outros sujeitos envolvidos na operação;
  • Para estabelecer contato entre a ICOM Comunicação e os Clientes, inclusive para garantir o adimplemento de obrigações;
  • Para permitir a prestação de assistência e serviços acessórios, eventualmente relacionados aos contratos estabelecidos com os Clientes;
  • Para realizar a gestão de relacionamento com os Clientes, inclusive através de comunicação pelos meios disponíveis, marketing direto, publicidade e ações promocionais;
  • Para fins de marketing e publicidade dos serviços da ICOM Comunicação, incluindo publicidade direcionada conforme perfil de comportamento, consumo e/ou localização;
  • Para permitir a participação em eventos promovidos ou patrocinados pela ICOM Comunicação;
  • Para permitir a participação em processos seletivos para a ICOM Comunicação;
  • Para realizar pesquisas de satisfação ou de outra natureza;
  • Para verificação da identidade do Cliente;
  • Para o exercício legal de direitos da ICOM Comunicação, inclusive em contratos e processos judiciais, administrativos ou arbitrais, bem como para cumprimento das obrigações legais;
  • Para preparar respostas a autoridades no âmbito de processos judiciais ou administrativos, em cumprimento de deveres legais, regulatórios ou quaisquer outros licitamente exigíveis à ICOM Comunicação, ou em defesa de seus direitos e interesses legítimos; e
  • Para a realização de atividades de prevenção contra fraude e atividades ilícitas, incluindo medidas para proteção da ICOM Comunicação, de Clientes e/ou de terceiros.

A ICOM Comunicação se compromete a manter os dados pessoais conforme o necessário para realizar os propósitos apontados acima e realizar o descarte dos dados pessoais sempre que possível e segundo possa ser razoavelmente exigido, em atendimento ao disposto na legislação nacional de proteção de dados. 

Caso o Cliente tenha dúvidas sobre as práticas de retenção e descarte de dados pessoais pela ICOM Comunicação, poderá contatar o canal de comunicação com titulares de dados pessoais pelo endereço de e-mail: <[email protected]>.

O consentimento eventualmente fornecido por você para outras atividades não relacionadas com a prestação de um serviço específico solicitado pode ser revogado a qualquer momento. Com a revogação do consentimento, os dados não poderão mais ser tratados para as referidas finalidades, embora possam ser ainda tratados para a proteção dos interesses da <[email protected]>.

DADOS SENSÍVEIS E DE MENORES

No exercício das suas atividades, a ICOM Comunicação não realiza a o tratamento de dados sensíveis (art. 5º, II, da LGPD) ou dados de menores e incapazes.

Sobre os dados sensíveis (dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural), caso a ICOM Comunicação necessite – por algum motivo específico e determinado – realizar o tratamento de tais dados, garantimos o cumprimento aos requisitos e limitações elencadas nos artigos 11 a 13, da LGPD.

Havendo a inclusão de forma equivocada de dados com tais características em nosso sistema, por meio das ferramentas de captura, nos comunique imediatamente, para adoção dos procedimentos cabíveis.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS 

A ICOM Comunicação poderá compartilhar seus dados pessoais com terceiros apenas no limite do que for estritamente necessário para a realização das finalidades listadas no presente termo e conforme uma ou mais hipóteses listadas a seguir:

  • Caso o terceiro em questão seja uma das controladoras, subsidiárias ou afiliadas da ICOM Comunicação
  • Caso o terceiro em questão seja um prestador de serviços ou parceiro comercial, realizando tratamento de dados pessoais em nome e no interesse da ICOM Comunicação, como seu operador de dados pessoais ou como controlador, mediante estrita observância da legislação aplicável;
  • Caso o terceiro em questão seja um órgão ou entidade pública oficial, autoridade regulatória, policial ou governamental, solicitando informações legitimamente no contexto de fiscalizações, auditorias, processos ou procedimentos legais regulares e que constituem obrigações jurídicas vinculantes à ICOM Comunicação, ou quando sejam razoavelmente necessárias para proteger os direitos da [Nome da empresa], de Clientes e/ou de terceiros; e
  • Quando a ICOM Comunicação tiver obtido o livre, inequívoco e expresso consentimento do Cliente para o compartilhamento de dados.

A ICOM Comunicação também se compromete a não alugar, vender ou tornar públicas informações pessoais, excetuando-se os casos listados acima. Ressalte-se que, para fins de pesquisa ou estatística, a ICOM Comunicação pode divulgar a terceiros sua informação anônima, desde que não contenha dados pessoais.

A ICOM Comunicação, na prestação dos seus serviços, poderá necessitar de serviços de terceiros, que serão meros operadores dos dados. Nestes termos, os seus dados poderão ser compartilhados com as seguintes empresas, com as finalidades estritas abaixo delimitadas:

Empresa 

Finalidade 

Bambuno

Software oficial da Icom Comunicação, que auxilia a gestão de finanças da SucessOdonto Select.

Whatsapp

Aplicativo de mensagens que permite que a ICOM Comunicação se comunique com os clientes para criar/alinhar as estratégias de marketing ou produtos e também se comunique com a equipe interna

Google Gsuite (Gmail, Google Sheets, Google Drive, Google Forms, Google Docs) 

Comunicação por e-mail com os clientes (Gmail), elaboração e armazenamento dos contratos dos clientes (Google Docs), armazenamento de alguns arquivos da empresa (Google Drive),  organização de informações importantes dos clientes, além da emissão de relatório para os clientes e criação e divulgação de anúncios por meio das landing pages.

Facebook

 

Criação e divulgação de anúncios 

Cloudia

Permite a comunicação entre os Clientes e os pacientes das clínicas e consultórios.

Software CRC

Software que auxilia a organização de leads.

MySuite

Ferramenta de marketing.

LeadLovers

Ferramenta de marketing.

Power BI:

Fornece relatórios internos e para o cliente.

Phonetrack

Permite ao cliente ter acesso às informações para verificar o desempenho da campanha.

Atente que a ICOM Comunicação poderá utilizar empresas que realizem tratamento de dados fora do território nacional. Embora estes países possam ter níveis de proteção de dados diferentes, adotaremos a proteção contratual na defesa da confidencialidade, integridade e segurança da informação dos nossos dados e seus titulares.

SEGURANÇA E LOCAL DE TRATAMENTO

A ICOM Comunicação se responsabiliza pela adoção e manutenção de medidas razoáveis de segurança, técnicas e administrativas para prevenção de tratamento irregular ou ilícito dos dados pessoais dos Clientes, inclusive hipóteses não autorizadas de acesso, destruição, perda, alteração ou comunicação dos dados. 

Todos os empregados da ICOM Comunicação estão sujeitos a obrigações de confidencialidade. Além disso, a ICOM Comunicação atualiza e testa, conforme as boas práticas, seus sistemas de segurança com a finalidade de proteger seus dados pessoais. 

Utilizamos as seguintes práticas de segurança da informação em nossa empresa, com a finalidade de proteger os seus dados pessoais:

  • Armazenamento em nuvem, em servidores confiáveis, dos nossos bancos de dados;
  • Autenticação de dois fatores no WhatsApp;
  • Existência de Pin para acesso ao celular corporativo e notebook/computadores;
  • Sincronização ao Gmail ICOM nos celulares e máquinas para backup; 
  • Uso de Antivirus;
  • Termos de confidencialidade e responsabilidade; 
  • Utilização de NeoCode Activities;
  • Microsoft Authenticator;
  • Configurações que não permitem ao colaborador baixar qualquer programa em seu computador corporativo. 
  • Utilizamos https em todos os nossos sites e em todos os nossos softwares.
  • Não fornecemos a terceiros os dados diretos ou agregados de pacientes ou clientes quaisquer, exceto quando expressamente autorizado pelo titular do dado.
  • Controles de acesso ao banco de dados: poucos usuários podem ler e editar informações no nosso banco, a maior parte dos usuários podem apenas ler do banco.
  • Ademais, estamos em constante aprimoramento, buscando a implementação de boas práticas de segurança da informação, diante das inovações tecnológicas existentes.

No entanto, embora a ICOM Comunicação trabalhe com boas práticas de proteção e segurança, nenhum serviço web possui 100% de garantia contra invasões e não deve haver responsabilização caso isso ocorra.

EXERCÍCIO DE DIREITOS DE TITULAR DE DADOS

A ICOM Comunicação garante o cumprimento à Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD), assegurando o cumprimento aos princípios e fundamentos legais no tratamento de dados e a garantia dos direitos aos seus titulares.

Nos termos do art. 41 da LGPD, o Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (DPO) é Lucas Bezerra Vieira. O contato com o Encarregado deverá ser realizado pelo seguinte e-mail: <[email protected]>.

Os seguintes direitos do titular de dados pessoais poderão ser exercidos a qualquer momento, em conformidade com a legislação aplicável, pelos Clientes mediante solicitação:

  • Confirmação da existência de tratamento dos dados pessoais;
  • Acesso aos dados pessoais;
  • Correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD;
  • Portabilidade dos dados pessoais para outro fornecedor de um serviço ou produto, sujeito à regulamentação da autoridade nacional;
  • Apagamento ou anonimização dos dados pessoais tratados com base no seu consentimento, exceto quando a lei autorizar a manutenção destes dados por outro fundamento;
  • Informações sobre as entidades públicas e privadas com as quais a ICOM Comunicação tenha realizado o uso compartilhado dos seus dados pessoais;
  • Informações sobre a possibilidade de não dar consentimento ao tratamento dos seus dados pessoais e sobre as consequências de tal ação; e
  • Revogação do seu consentimento, quando o tratamento tenha sido feito com base no consentimento do titular.

A ICOM Comunicação facilitará o exercício de direitos pelos titulares de dados, sempre que possível e nos termos da lei. A ICOM Comunicação possui um canal de comunicação específico para gerenciar as comunicações com titulares de dados e possibilitar o exercício de direitos. 

Os Clientes poderão fazer qualquer reclamação, solicitação ou pedido de informação relacionado ao tratamento de seus dados pessoais, inclusive para o exercício dos direitos de titular de dados indicados no presente termo e garantidos pela legislação nacional, pelo seguinte endereço, aos cuidados do Encarregado de dados da empresa (DPO): <[email protected]>.

Quando o Cliente entrar em contato com a ICOM Comunicação para o exercício de seus direitos de titular, a ICOM Comunicação poderá coletar informações para fins de confirmação da identidade do titular de dados, na medida de seu interesse e sua segurança.

Em caso de qualquer incidente de segurança com nossos dados, por favor, entre imediatamente em contato pelo e-mail: <[email protected]>.

ATUALIZAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A presente política de privacidade poderá ser atualizada periodicamente, sendo as alterações consideradas como de aplicação e vigência imediata, exceto em caso de comunicação em contrário enviada pela ICOM Comunicação. A ICOM Comunicação tomará medidas razoáveis para comunicar os Clientes acerca das atualizações nos termos desta política. Também recomendamos visitar periodicamente esta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações. Qualquer dúvida em relação à nossa política de privacidade pode ser esclarecida entrando em contato conosco através do e-mail <[email protected]>.