CIRURGIÃO DENTISTA, Por que alguns dentistas tecnicamente excelentes estão sofrendo algum tipo de dificuldade dentro da Odontologia? Você já se fez esta pergunta?
Pode ser você ou algum amigo que conheça, amigo de um amigo, quem quer que seja, todos nós conhecemos um caso como este. E eu te pergunto: por que isso acontece? Onde está a falha? Por que será que alguns dentistas que são clinicamente perfeitos têm alguma dificuldade para prosperar na odontologia? Enquanto isso, alguns outros dentistas que não são ter perfeitos clinicamente falando, conseguem prosperar e parecem atropelar a crise.
Não sei se você sabe, mas tem algumas pesquisas acadêmicas, inclusive da Universidade de Harvard que dizem que 33% do seu sucesso tem relação com sua habilidade técnica, ou seja, o quão bom dentista você é clinicamente falando. Os outros 67% do seu sucesso representam outras habilidades. É por isso que conseguimos entender porque alguns grandes empresários da Odontologia não são dentistas. Eles enxergam a Odontologia como um grande negócio e possuem a totalidade dos 67% que me referi. Os demais 33% referentes ao know-how técnico eles suprem ao contratar dentistas capacitados para os atendimentos clínicos.
Perceba que não estou dizendo, de maneira alguma, que você não deve se especializar ou investir na parte clínica. Muito pelo contrário, você deve sim. Porém, só ela não é suficiente e é justamente aí o ponto-chave que separa aqueles dentistas que prosperam com a Odontologia daqueles que não conseguem progredir.
Você deve estar se perguntando: “Mas, Novack, quais são essas outras habilidades”?.
Os demais 67% são ligados à fatores principalmente dedicados ao relacionamento humano e estratégia como: relacionamento interpessoal com a sua equipe (tanto de dentistas quanto recepcionista), com seus pacientes, negociação com os fornecedores. Com relação à estratégia, são fatores ligados ao marketing, à gestão, ao planejamento e principalmente à execução das estratégias. São muitos os dentistas que conheço que até possuem algum tipo de planejamento, mas não sabem como dar o primeiro passo e colocar em prática tudo aquilo que desejam.
O que podemos concluir com toda certeza, é que de nada adianta você ser um grande dentista clinicamente se não tiver as demais habilidades e conhecimentos bem desenvolvidos. Não funcionará você ser um excepcional dentista e não conseguir encantar o paciente, ou o atendimento de sua clínica por parte dos outros funcionários ser ruim. De nada adianta ser um bom dentista se o marketing não existir, e não permitir que a vizinhança saiba do seu bom trabalho. Então o sucesso na odontologia é muito mais do que ser um grande dentista clinicamente falando, é preciso investir e aprofundar nessas outras habilidades.
Hoje, as pessoas buscam uma experiência diferente, o consumidor mudou, é mais exigente, mais informado. Por exemplo, quando as pessoas vão comprar uma peça de roupa, elas não buscam apenas uma loja que tenha roupa. Elas buscam muito mais do que isso. Elas desejam um bom atendimento, um local agradável, que faça ela se sentir bem. Quando estas mesmas pessoas buscam por um dentista, querem uma experiência completamente diferente daquela negativa que geralmente tiveram ou ouviram falar.
Pense muito nisso, pois essa é a diferença dos dentistas que conseguem prosperar e dos que não conseguem.
Esse artigo é um dos conteúdos que serão abordados a fundo no meu 4º Treinamento Online e Gratuito em Gestão e Marketing na Odontologia. Serão mais de 40 mil dentistas participantes, 4 vídeos mais que aprofundados e os segredos dos consultórios que têm crescido (e muito!) mesmo em tempos de crise. Já estou ansioso e você?
Ah, não deixe seu comentário aqui embaixo para que eu saiba o que você achou do artigo.
Vamos com tudo!
Confira também: Dobrar o fechamento de tratamento dental