Boa parte dos DENTISTAS possuem uma quantidade grande de pacientes, mas pecam na qualidade do atendimento e encantamento dos mesmos. Isso, cedo ou tarde, impacta nos resultados do consultório. Os maiores problemas enfrentados são na aceitação dos tratamentos propostos e o pior, a diminuição gradativa das indicações. Essa é a principal causa de muitas clínicas e consultórios não entenderem a diminuição gradativa do número de pacientes.
Pensando nisso, separei 4 passos simples e que ajudarão (e muito!) na forma de você encantar seu paciente. Anote aí e comece a praticar hoje mesmo:
1) Receba seu paciente na recepção – Parece bobagem, mas acredite, receber seu paciente na recepção faz total diferença. A maior parte dos profissionais de saúde pedem para que seus pacientes se dirijam até o consultório e essa atitude, inconscientemente cria uma barreira entre profissional e paciente. Ao receber seu paciente na recepção, você demonstrará uma imagem muito mais amigável, terá a oportunidade de cumprimentar todos que estão na recepção e a barreira inicial já será quebrada. São raros profissionais que fazem isso e você se diferenciará em uma simples atitude.
2) Apresente sua estrutura – Você recebeu seu paciente, agora é a hora de se conectar com ele e mostrar o que você possui de diferencial. Apresente a sua estrutura por menor que ela seja. Detalhe seus diferenciais como equipamentos de última geração, equipamentos de esterilização, mostre que a Biossegurança em seu consultório é garantida e enquanto estiver mostrando sua estrutura, converse com seu paciente como um amigo, pergunte onde ele mora, se ele pegou trânsito, fale sobre o tempo, utilize destes temas comuns para “quebrar o gelo”, se conectar com seu paciente e mostrar seus diferenciais de uma forma leve, sutil.
3) Seja didático – Está aí um grande equívoco dos dentistas. Ao querer demonstrar conhecimento, eles empregam uma linguagem rebuscada e absolutamente técnica. A objeção é que as pessoas não entendem sobre Odontologia e precisam de uma explicação muito didática, de modo que compreendam a importância do procedimento proposto e sua execução. Cite exemplos claros, comparações, explique com detalhes as vantagens de cada material. Por exemplo, um paciente não sabe o que é um dente em porcelana, não sabe o que é uma overdenture, carga imediata, faceta laminada…
4) Portfólio – Tenha um material muito bem desenvolvido de apresentação do seu consultório. Os tratamentos mais onerosos são, em sua maioria, definidos em casa, junto à outras pessoas. Justamente por isso é fundamental que você tenha um belo material de apresentação. O portfólio é este material. Ele tem como função estender a experiência que o paciente teve na clínica para a sua casa.
Não seja resistente à diferenciação. Fazer seu paciente feliz e encantá-lo não é tarefa das mais difíceis. Siga os passos acima e sem dúvidas você já sentirá grande diferença =)
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Vamos com tudo e grande abraço!