Ir para o conteúdo
logo SucessOdonto do Ricardo Novack, Marketing para Dentista
  • Home
  • Blog
  • Conheça a SucessOdonto
  • Quem Somos
  • Contato
  • Home
  • Blog
  • Conheça a SucessOdonto
  • Quem Somos
  • Contato
blog Ricardo Novack
logo sucessodonto blog

Gestão e Marketing Odontológico para clínicas e dentistas de sucesso!

paciente que tem convenio odontologico utiliza dentista do plano
  • 08/11/2017
  • home

Convênios Odontológicos, Vilões ou Heróis?

  • 08/11/2017
  • home

Polêmico o tema, não? Mas antes de você ser categórico em xingar as operadoras de convênio odontológico e dizer que eles não servem ou dizer que é 100% dependente dos convênios, sugiro que você leia este texto até o final para, enfim, tirar uma conclusão que muito provavelmente não tenha sido levantada até então. Não levará mais que 5 minutos!

Por anos venho ouvindo os mais tipos de conclusões sobre os convênios. Quase todas são contra os mesmos, que possuem suas tabelas com valores incompatíveis, baixíssimos e de fato desvalorizam seu trabalho como dentista. No entanto, como quase tudo nesta vida é passivel de análise, vou deixar aqui minha profunda opinião, sem máscaras, sem medo e com a cara limpa. 

Quando me perguntam: “Ricardo, o que você acha de atender ou não convênio?” eu sou categórico em dizer: DEPENDE!!! Não entrarei no mérito do quanto o convênio paga por procedimento, por consulta e etc., porque qualquer um que tenha o mínimo bom senso e valorização profissional sabe que o valor pago pelos convênios é, definitivamente, impraticável. Não é possível manter uma clínica financeiramente saudável, com qualidade em procedimentos apenas atendendo convênios. Fato 1!

Porém há um outro lado do convênio. Aquele que caminha em paralelo com o Marketing e também a Gestão do seu Consultório. Para ficar mais fácil o entendimento, vamos seguir uma linha de raciocínio. 

– Quando você realiza uma estratégia de marketing, você a faz com a intenção – quase em todos os casos – de atrair novos pacientes, correto? Fato 2;

– O convênio consegue atrair novos pacientes, correto? Fato 3;

O “Fato 3”, na minha concepção, é o grande divisor de águas. A pergunta que responde o “DEPENDE” quando sou questionado sobre o que penso dos convênios se refere ao Fato 3.

QUAL O TIPO DE PACIENTE QUE O CONVÊNIO ATRAI PARA SUA CLÍNICA? Esta é a pergunta chave que você deve responder! 

Os convênios acabam atingindo todas as camadas hierárquicas de uma empresa. Dos operários ao presidente. Portanto a localização da sua clínica, a qualidade da sua estrutura e a qualidade do seu atendimento interpessoal e técnico que atraem o “público certo”do convênio. Aquele que possui condições de realizar procedimentos particulares e justificam o atendimento aos convênios. 

Veja, se você está com um consultório localizado na periferia ou em bairro de classe média baixa, muito provavelmente o público de convênio que irá ao seu consultório é aquele que dificilmente terá condições de realizar procedimentos particulares e desejarão realizar somente aquilo que é coberto pelo convênio. Agora se você estiver com o consultório localizado em um bairro de classe média alta com uma estrutura diferenciada, que justifique os procedimentos particulares, você atrairá aqueles conveniados que possuem cargos mais altos nas empresas, que valorizam a estética e possuem condições financeiras de arcar com os procedimentos não cobertos pelos convênios. Naturalmente, se este for o caso, o convênio também atrairá pessoas que desejarão realizar somente os procedimentos cobertos. É uma regra do jogo!

Neste caso entra o seu papel de gestor de avaliar, o quanto cada convênio atendido te gera de oportunidade de venda em procedimentos particulares e quanto você consegue converter em fatutramento. 

Não esqueça que se você deseja que o paciente de convênio se torne particular, realize o mesmo tipo de atendimento interpessoal que você oferece aos seus pacientes particulares. É uma aposta que se faz necessária. Um erro comum é o atendimento corrido, “industrializado”, e nada personalizado aos pacientes de convênio. Nesta condição dificilmente eles aceitarão os procedimentos particulares propostos.

Conclusão, avalie se sua estrutura está de acordo com pacientes particulares, verifique o tipo de paciente que os convênios levam para sua clínica, faça o levantamento da oportunidade de venda gerada para tratamentos particulares e opte ou não pelo atendimento dos convênios. 

Confira algumas dicas sobre como atender por convênio

Cada caso é um caso. Não há regra! Agora mais uma informação importante:

✅ IMPORTANTE: Participe Gratuitamente do meu WhatsApp Oficial e receba dicas e vídeos semanais de Gestão e Marketing na Odontologia. Para participar é simples. Envie #odonto para o WhatsApp 1195658-4673 e pronto, você receberá tudo pelo seu WhatsApp.

Vamos juntos e com tudo!!!

Um grande abraço,

Ricardo Novack

Confira também: Marketing odontológico

Sem_Titulo1

AnteriorANTERIOR
PRÓXIMOPróximo

LEIA TAMBÉM:

Consultório com gestão financeira.

Gestão financeira para dentistas

06/09/2024
LEIA MAIS »
Dentista aumentando a satisfação do cliente.

Como chamar pacientes para consultório odontológico

30/08/2024
LEIA MAIS »
Como abrir um consultório odontológico.

Como abrir um consultório odontológico para crescer na área

28/08/2024
LEIA MAIS »
Atendimento e vendas na odontologia.

Saiba quais são os erros em vendas mais comuns na odontologia

19/08/2024
LEIA MAIS »
Carregar mais posts...
Fim da lista de posts.
Pesquise por tema:
Siga o Ricardo Novack nas redes:
Youtube Instagram Whatsapp
SITE DO SUCESSODONTO
Logo do Grupo Icom
Map-marker-alt Instagram Envelope

Edifício K1 • R. Conselheiro Saraiva, 207 – 17º andar,  Santana • São Paulo/SP, CEP: 02037-020
FILIAL • Av. Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues, 939, 8°Andar, Torre 1, Edif. Jacarandá, Sala 862 • Barueri/SP

HOME | BLOG | POLÍTICAS DE PRIVACIDADE  |  POLÍTICAS DE COMPLIANCE  |  CONTATO  |  RH

© 2024 Todos Direitos Reservados • Grupo Icom comunicação • CNPJ: 32871590/0001-14

Imagem de estrelas de reviews de clientes
A navegação no site implica concordância com a utilização de cookies e com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. OK
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR