Olá. O texto é longo, mas se você anda refletindo e até mesmo preocupado com a crise, acho importante destinar 3 minutos do seu dia para ler essa metáfora que adaptei e a conclusão que fiz.
Era uma vez um homem que vivia na beira de uma estrada vendendo cachorro-quente. Ele não tinha rádio, TV e nem lia Jornal. Preocupava-se apenas em produzir e vender bons cachorros-quentes. Prezava muito a qualidade do pão, da Salsicha e do atendimento ao seu cliente.
Ele também sabia divulgar como ninguém seu produto: colocava cartazes pela estrada, oferecia em voz alta e o povo comprava. Quando alguém passava em frente a sua barraca ele gritava:
– olha o cachorro quente especial!
Usando o melhor pão e a melhor salsicha, o negócio como não podia ser diferente, prosperava. Ele começou a formar uma clientela fiel que voltava sempre e trazia cada vez mais gente para sua barraca de cachorro-quente, até que ele construiu uma grande loja e como estava prosperando cada vez mais, mandou seu filho estudar na melhor faculdade do país.
Um dia, seu filho já formado voltou para casa. E falou ao pai:
– Pai, você não ouve rádio, não vê TV, não lê os Jornais? A situação é crítica, o país vai quebrar.
Depois de ouvir isso, o homem pensou: “Meu filho estudou fora, lê jornais e vê TV. Deve estar com a razão.”
E com medo, e a fim de economizar preocupado com a tal crise, procurou um fornecedor mais barato para o pão e as salsichas de menor qualidade. Além disso, para economizar mais ainda, parou de fazer seus cartazes de propaganda que espalhava pela estrada.
Abatido pela notícia da crise já não oferecia seu produto em alta voz. Ou seja, parou de fazer sua propaganda. (e como dizia o velho chacrinha: – “quem não se comunica se estrumbica”).
As vendas, é claro, despencaram até o negócio quebrar. Então o pai muito triste, falou para o filho:
– Você estava certo filho, estamos no pior momento de todos os tempos.
Reflita sobre a moral da história e sobre a sua clínica. Será que você não está agindo como o vendedor de cachorro quente? Será que você está mesmo utilizando a estratégia correta para administrar e divulgar seu consultório? Aliás, você divulga seus serviços odontológicos ou os pacientes magicamente chegam até sua clínica?
Esse texto nos dá uma visão diferente, uma perspectiva nova sobre a crise e acredite, essa perspectiva é a mais correta. Vejo vários dos meus clientes prosperando nesses “tempos de crise”. Muita gente coloca a culpa na crise, dizendo que não consegue prosperar em função dela. Então eu pergunto: Há dois anos atrás o Brasil era o país da moda, aquele que prometia um futuro brilhante. Como estava sua prosperidade naquele momento? Você enriqueceu? Conseguiu trabalhar com mais qualidade de vida? Nós somos os responsáveis pelos nossos resultados e como sempre digo, sem ação, não há resultado.
Agora antes de concluir eu quero pedir a sua opinião sobre o assunto. Como você enxerga a crise? Deixe seu comentário aqui embaixo.
Vamos Juntos e Com Tudo!
Um grande abraço,
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